Descida da serrinha

Descida da serrinha

Pedro Moreira Nt
Uma hora depois o guarda apareceu com os documentos.
Incrível, está tudo certo, mas vou deter para uma inspeção. Você não tem cara de santo.
Um silencio imenso percorreu a via e estacionou no meio da conversa.
- Você não, o carro.
O guarda ri.
- Perdón, yo no lo entiendo.
- Não me venha com essa de estrangeiro que a sua identidade diz quem é.
- Lo que dice?
- Está de brincadeira?
- Creo que he habido un engaño.
- Ninguém ganhou nada aqui. Se alguém ganha alguma coisa aqui, ainda sou eu. Pode descer.
- Señor lo que sucede, por favor? Qué necesitas?
- Sai do carro.
- Señor, mira, estoy en família.
- Acha que sou o quê, seu "hermano"?
Aponta a arma.
- Me ganas, tenga calma.
- Eu ouvi muito bem. Meganha é a tua avó, meu chapa. Desce.
- Bien.
Conversa com a esposa que está lendo o manual de trânsito.
- Amor, tenga la calma.
Ela não responde, está entretida.
Põe a mão no bolso do casaco.
- Calma, calma.
- Mis documentos, señor.
- Outros documentos, se passando por duplo.
- No hay doble, soy yo mismo.
- Engraçadinho.
- Señor, creo que ha parado otro coche.
A esposa por fim fala com acento, um sotaque.
- Ele está dizendo que o senhor parou outro carro, nós paramos agora aqui.
- Está me dizendo que havia outro carro aqui?
- Não, estou dizendo que esse carro parou aqui agora para pedir informação.
O guarda olha de um lado a outro, coça a cabeça.
- É só o que me faltava. O bandido fugiu na minha fita. Eu pedi para que hoje fosse um dia bom. E é um diabão. Merda.
Fala sozinho. Volta-se para o sujeito.
- Tá, entra, cai fora.
Dá uns passos cansados, feito uma velha locomotiva pedindo água. 
Dirige-se sem pressa para os colegas.

- Gente, vocês não acreditam no que aconteceu agora, mais ou menos uma hora e meia: eu faço o cara parar. Ele pára. Pego os documentos para examinar. Ele vinha meio chutado na curva da serrinha. Então fiz que esqueci, sabe como é. Para ver se ele ficava nervoso, ou o quê. Gente, o homem sumiu e parou esses estrangeiros, com o mesmo tipo de caro, mesma cor. Acredita?
Desgramado. É meu dia.
Os outros guardas riem.
No carro.

Postagens mais visitadas deste blog

Nada, como estar entre a gente

Clientes amigos

Na ponte, Maria